Casa em exposição no pátio do Centro Mineiro de Referência em Resíduos,
durante
o 11º Festival Lixo e Cidadania.
|
Sim, graças a empresas empenhadas na fabricação de ecoprodutos destinados à construção civil, hoje é possível habitar uma casa com paredes de placas elaboradas a partir do resíduo da produção de tubo de creme dental (25% alumínio e 75% de plástico),e que possuem ótima versatilidade e grande durabilidade, substituindo a madeira, aglomerado e afim em diversas aplicações.
Além disso, as telhas foram produzidas com o mesmo material seguindo os padrões estéticos das telhas convencionais. Quem foi ao 11º Festival Lixo e Cidadania pode ver esta edificação de perto.
Vejam abaixo em detalhes, a placa e a telha.
O piso externo seguiu o mesmo conceito. Foi pavimentado com ecoblocos de cimento fabricados com resíduos de construção civil.
Nem por isso perderam em charme. Vejam os peixinhos se encaixando e criando um piso compacto e ao mesmo tempo muito lúdico.
O interior da edificação oferecia ainda algumas inspirações tais como esses painéis produzidos com tetrapack triturados que resultam em um material com aspecto muito bonito e que bem se aplica à decoração. Vejam no detalhe.
Este espaço, denominado "Espaço Bem Estar", se destinou ao uso dos participantes do evento e oferecia assentos e outras opções de móveis reciclados, como esses bancos construídos com pallet.
Além desta casa tratei de clicar para mostrar para vocês, alguns detalhes do mobiliário instalado pelo pátio e demais espaços do Centro Mineiro de Referência em Resíduo.
Vejam que original esse poste de iluminação criado pela Ambiência Móveis Sustentáveis (não, isto não é um publieditorial, apenas gosto de mostrar o que merece ser mostrado e dar os devidos créditos a quem é de direito).
Vários deles iluminavam o local com este belo designer. E considere ainda que sua base é um assento que pode acomodar até 4 pessoas confortavelmente. Que tal um desses aí em sua área externa?
Não poderiam faltar as ecolixeiras. Essas foram construídas com placas prensadas com material tetrapack e posso dizer que são bastante resistentes.
Bancos construídos com quadros de bicicletas mantiveram suas cores e adesivos originais conferindo às peças total originalidade. Vejam os dois modelos mostrados nas fotos.
Em visita ao CMRR, você ainda poderá apreciar no auditório principal, esse mega painel feito com retalhos ou ainda
apreciar em várias de suas paredes, caixas recobertas com garrafas de vidro. Estas possuem um sistema de iluminação acoplado que conferem ao ambiente uma linda atmosfera quando são apagadas as luzes principais.
Essa também é uma bela ideia para se reproduzir em casa. Que tal uma parede móvel e iluminada para dividir um espaço de forma bem sustentável?
Bem pessoal, esse foi apenas um dos muitos ângulos a se lançar o olhar a este grande evento que foi o 11º Festival Lixo e Cidadania, que aconteceu em BH durante esta semana e onde foi possível debater temas de extrema importância sobre as questões ligadas à ecocidadania.
Então... até a próxima edição.
Fantástico!!!!
ResponderExcluirGrande amiga!
ResponderExcluirObrigado pela participação de vocês ontem, e pela ajuda na divulgação do 11º FLIC...
Até a próxima, um grande abraço!
André R.
Não sei dizer de qual ideia gostei mais....pensando bem gostei de todos...rsrs
ResponderExcluirMas o banco de bicicletas...e a casa...ficarão na minha mente muito e muito tempo..
Abraços
Que show!!! um espetáculo de criatividade, e de amor ao nosso planeta!! O Henrique e eu temos muita vontade de quando construirmos nossa casinha, se Deus quiser, logo.rsrs. Ela seja de uma material alternativo, que seja uma eco moradia mesmo!!! Adorei a postagem
ResponderExcluirObrigada
beijos
Paula
Tudo muito perfeito!
ResponderExcluirGostaria de visitar, mas estou tão longe. rsrsrs...
Bjo e bom domingo.
Adoreei! qeria muito ter idoo!
ResponderExcluirAmeei, desde o peixinho, feito de resíduos da construção civil, ao banco feito de quadro de bicicleta.
A mudança depende de nóos!!
Mazza parabens pelo post, fiquei fascinada com tanta criatividade q/pena eu não ter participado de um efeto tão maravilhoso como esse.
ResponderExcluirDesejo-te uma semana cheia de paz e criatividade.
Bjs,
Rai
Olá! É muito interessante vê o que podemos fazer para ajudar o meio ambiente!
ResponderExcluirParabéns pelas postagens!
Beijos e um ótimo domingo
Puxa dá orgulho de ver tanta criatividade.
ResponderExcluirMas a gente vê pouco ainda no que pode-se criar, não é mesmo?
Tanto lixo por aí....as vezes eu penso que as pessoas não se incomodam mais, e acha que a reciclagem, reutilização só é moda.
Outro dia relutei em jogar a tampinha do creme dental, olhei e já imaginei um vasinho, sei lá.....
Eu , meu filho e marido já temos essa consciência aqui em casa e fico orgulhosa com isso. A gente pensa muuuito antes de jogar coisas fora, pois as vezes não serve pra nós , mas pra outros podem servir...
Nem sempre consigo guardar tudo, então fizemos uma regra, para cada 3 embalagens ou outro material, pelo menos duas a gente recicla, ou pelo menos cada um dá uma idéia e vai pra lista. E quando o trabalho fica bom a gente presenteia...
Adoro isso..rsrsr
bjs e ótima semana
Paty
Maravilha!!! Esse poste então...cute.
ResponderExcluirIncrível.
ResponderExcluirAdorei o banco feito com quadro de bicicleta!
Muito boa ideia...
Um beijo Maria.
Oi Maria Reciclona, maravilha esta idéia. Bacana ver mais pessoas pensando no Planeta.
ResponderExcluirAbraços e paz.
Não acredito.. q ideia bacanaaa!
ResponderExcluirBeijinhos :*
Boa Semana ")
Oi Mazza
ResponderExcluirmeu painel de atualizações do blogge não está funcionando, as vezes escapa a minha atenção de vir aqui visitá-la
Você sempre tem informações que nos fazem lembrar que tudo é possível reciclar. Dos paletes , ecolixeiras , cadeiras revestidas com banner, até ao painel feito com garrafas de vidro, tudo é muito interessante e capaz de reduzir impactos na natureza.
Eu fico pasma com tanta criatividade.
Parabéns a você , que está sempre atualizada e participante desses projetos.
beijos e um bom feriado
QUE IDEAS!!!!!!!!
ResponderExcluirESA CASA ME PARECE GENIAL.
NO SE SI SE PUEDEN HACER PARA VIVIENDAS PERO ME ENCANTA TODO LO RECICLADO-
Y ESTA IDEA ES BUENISIMA
CHAUCITO
Maria se todo mundo fizesse sua parte o planeta não estaria definhando né.
ResponderExcluirAdoro ler noticias assim.
bjs
Gélia Carvalho
http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/
PARABÉNS!! ADORO COISAS RECICLADAS. ESSES BANCOS DE BICICLETAS, É NOVODADES PRA MIM E TBM OS BANNERS
ResponderExcluir